Sunday, June 29, 2014

TRAZEM OS CÃES PARA AQUI!

Trazem os cães para aqui!

Foi esta a frase que ouvi há dias numa rua do Montijo durante as festas de São Pedro.

Não foi a primeira, nem certamente será a última vez que a ouvirei, mas isto leva-me a questionar sobre afinal quais são os sítios onde posso levar a minha cadela, sem me fazerem sentir incomodada? E a questão é que não existe. Tudo por uma questão cultural, e não propriamente logística.

Esta situação fez-me lembrar uns dias que passei na lindíssima cidade de Verona em Itália.

Verona

Nesta cidade os animais podem entrar em todo o tipo de lojas e cafés (até na FNAC, pasmem) sem que eles ou os donos sejam considerados criminosos da pior espécie.

Nas ruas, mais pessoas com animais do que alguma vez vi em qualquer país onde já estive, e no entanto, nem um cocó por apanhar nas estradas, passeios e relvas.

O segredo?

Civismo.

Por saberem que o dono irá tomar todas as providências para que o animal se comporte não vêm motivo para duvidar ou ficarem chateados. Além disso o facto de os animais serem uma presença constante faz com que menos pessoas tenham medo.

QUem tem um cão em Portugal sabe que há mais pessoas com medo de cães do que pedras nas calçadas portuguesas. Por todo o lado que se ande há pessoas a ficarem assustadas, desviarem-se ou até mudarem de passeio.

Culpados?

Muitas vezes os donos que não controlam o que deviam, mas principalmente a mentalidade tacanha de quem não tem animais é a principal culpada.

Eu sou responsável pela minha cadela, tenho-a presa quando ando com ela nas ruas, apanho os cocós que faz e não entro com ela em qualquer tipo de estabelecimento e mesmo assim sou olhada com desaprovação.

Mas a verdade, é que vou continuar a leva-la a todos os sítios que possa, pois não acho justo que por uns não verem além das palas que têm nos olhos, eu não possa deixar a minha Dalí, que eu adoro e que faz parte da nossa pequena família, comer uma ponta da minha fartura nas festas do Montijo.


Tuesday, June 24, 2014

O MONTIJO AINDA RESPIRA

Parece que ainda tem alguma pulsação, fraquinha, mas com tendência a aumentar se se mantiverem iniciativas como a descrita a baixo e se ainda houver quem acredite.

Problemas e culpados à parte a verdade é que o Montijo, tirando o Sábado de Manhã morre totalmente no resto do fim de semana e aos dias de semana após as 19h00.

No centro da cidade, novas lojas, cafés, pastelarias, cabelereiros abrem e fecham tão depressa que uma pessoa vai perdendo a conta, e as que já existem há anos e anos parecem paradas no tempo, sem evolução, sem vida...

Quem viveu a vida toda nesta terra como eu, sabe que a evolução tem sido no sentido descendente, houve o boom da construção, mas não o da evolução e parecia estar tudo a dormir até que, de repente, parece que surgem iniciativas por todo o lado e finalmente está-se a começar a pensar em fazer uma respiração boca a boca a este cidade.

No passado dia 21 de Junho foi levada a cabo a iniciativa Anim'Arte Montijo, que consistiu em animar o centro do Montijo a partir das 16h00 com vários eventos e para isso alguns comerciantes foram convidados a abrir portas a partir desta hora e a oferecer não só os seus serviços mas também a dar a conhecer o seu produto através de mostras e degustações.

Confesso que ia céptica, mas a verdade é que me surpreendeu. Numa noite fria e ventosa mesmo assim havia bastantes pessoas na praça da republica e ruas adjacentes para assistir a concertos, provar vinhos, ver desfiles de moda e conviver.

Já cheguei tarde, mas ainda tive a oportunidade de comer no 7 à Esquina, ver um bocadinho de um concerto, e comprar umas coisinhas na loja Maria Petisca que já há tempos estava para visitar.

Foi agradável, recomendo mais destas inicitivas e peço a quem não foi a esta que vá a uma próxima, ou que simplesmente dê o beneficio da dúvida e apoie quem está a lutar por uma algumas mudanças, pois mesmo que a luta seja árdua, quem sabe não dará frutos...

Vejam o video aqui

Monday, June 16, 2014

Férias no Algarve. Mais do mesmo ou uma constante novidade?




Para quem associa férias no Algarve à seguinte descrição:

Levantar

Ir à Praia

Almoçar

Voltar à Praia

Jantar

Dar uma volta no centro, comer um gelado e dormir...


 ...vejam por favor então as seguintes duas sugestões para fugir à rotina.

Vá lá, não custa nada!

Quer seja a dois ou com a familía toda atrás, quer sejam um fim de semana, uma semana ou quinze dias, vale a pena experimentar algo diferente. 


Percurso pedestre "7 Vales Suspensos" (grátis)




Totalmente sinalizado, com vários mapas pelo caminho, e com vistas de cortar a respiração, este percurso é apenas um dos vários que podem encontrar no link a baixo, e é perfeito para um final de dia diferente.

http://www.visitalgarve.pt/pressroom.file.php?fileID=26&file=percursos_pedestres_online.pdf

Vejam o video



Passeio de barco às grutas marinhas (17,5€/pessoa)






Este passeio sai diariamente da praia de Benagil e durante uma hora percorre as grutas marinhas a este e oeste desta praia, com o bónus de ter vistas estonteantes para algumas das mais belas praias do Algarve.

Basta dirigir-se a uma pequenina banca de madeira mesmo à entrada da praia e marcar o dia e hora. Os passeios não são privados, mas o barco leva apenas no máximo 9 pessoas. 

Vejam o videos