Monday, July 14, 2014

Peso Cubano VS Peso Convertivel



Muita gente me pergunta como funciona afinal essa história do dinheiro em Cuba.
E eu respondo “Não funciona”

É uma resposta curta e prática para um problema longo e preocupante, para os Cubanos claro está.

Como disse um Cubana de nome Eva na casa da qual fiquei alojada em Havana, “deixa-me explicar-te a loucura da moeda cubana”.

E é isso que vou fazer

Para começar temos de dividir as denominações para que não seja tão confuso, pois em Cuba existe uma moeda para ser apenas usada pelos Cubanos e outra para ser usada apenas pelos Estrangeiros. A dos Cubanos chama-se Peso Cubano, é a moeda oficial nacional, reconhecida no estrangeiro, mas vale o preço da “uva mijona”. A dos Estrangeiros chama-se Peso Convertível é reconhecida a nível nacional mas tem tanto valor a nível internacional como uma nota de monopólio.

Peso Cubano - CUP

Peso Convertivel - CUC


Esta lenga lenga toda começa em 2004 quando o governo de Fidel decidiu por termo ao poder de compra que o Dólar tinha no país. Um estrangeiro gastava poucos Dólares e tinha um poder de compra brutal, e ao mesmo tempo o mercado negro enchia os bolsos de Dólares enquanto os trabalhadores do Estado (que eram todos) ganhavam em Pesos Cubanos e começava-se a criar um fosso no cerradissimo estandarte socialista da igualdade Cubana.

O peso convertível que já existia desde 1994 passa assim a ser a moeda de troca que o estrangeiro pode usar no país. Sendo que qualquer moeda paga apenas a respectiva taxa de conversão, mas o Dólar Americano, eterno inimigo da Pátria, paga ainda uma taxa extra de 10%.

Nota: Nunca levar Dólares Americanos para trocar em Cuba, levar ou Euros ou Libras.


Continuando....

A ideia era risonha e optimista na teoria, mas a prática deu um chute no traseiro social. Pois não só o Peso Convertivel invadiu o mercado negro em substituição do Dólar como houve outra mudança crussial em Cuba, o governo passou a permitir a criação do próprio posto de trabalho ligado ao turismo, e por todo o lado surgiram “Casas Particulares” e “Paladares” reguladas pelo estado mas com portas a bertas à nova moeda.

Hoje em dia há portanto o trabalhador do estado que ganha em Pesos Cubanos e vive “à unha” e o trabalhador por conta própria que muitas vezes com a ajuda de um familiar estrageiro montou o seu negócio e recebe em Pesos Convertíveis.

Por outro lado, não há nada que impessa um estrangeiro de usar o Peso Cubano.

Parece que ficou tudo na mesma!

Então é assim a conversão:
 1 Peso Cubano (CUP) são 0,03€
1 Peso Convertivel (CUC) são 0,73€
1 Peso Convertivel são 22 Pesos Cubanos


Chegados de fresco ao aeroporto trocamos logo dinheiro para Pesos Convertiveis, pois o táxi até Havana teria obrigatóriamente de ser pago nesta moeda.

No Primeiro dia ao jantar fomos buscar comida a uma casinha (não oficial) perto da casa da nossa anfitriã, demos uma nota de Pesos Convertiveis e recebemos o troco em Pesos Cubanos, então a partir do segundo dia tivemos a oportunidade de usar esta moeda em autocarros públicos e comida.


 Alguns preços de referência:
Estadia numa "Casa Particular" - Entre 25 a 35 CUC
Bilhete de transporte num "gua gua" - 1 CUP
Garrafa de água - 0,5 CUC
Duas doses de "Roupa Velha" (feijao, arroz, carne desfiada e banana frita hummmm) - 66 CUP
Entrada num Museu - 5 CUC
Pizza de rua - 5 CUP

É claro que muitos sítios nem sequer dão a oportunidade de usar o Peso Cubano, principalmente os mais turísticos, mas em Cuba não são os mais turísticos que interessam, os outros, aqueles que ninguém conhece são sempre os que mostram realmente como é incrível este país.
E a boa noticia é.... Parece que querem terminal com o Peso COnvertivel aos poucos e poucos, aumentando o valor do Peso Cubano.
Como diz  a minha amiga Eva, "já o andam a prometer há tanto tempo, que só quando acontecer acredito"

Hummmmm, pizza de rua.....

Vejam o video da nossa viagem a Cuba aqui

Sigam-nos no Facebook ou no Twitter


No comments:

Post a Comment